Graças ao wine 1.2, um projeto que levou mais de dezessete anos para chegar onde está, hoje é possível rodar tranquilamente alguns jogos do Windows no Linux sem perder nenhuma de suas funções, tal como, jogar em rede, por exemplo. Mas para que você não passe por dor de cabeça ao tentar instalar o jogo, ou até mesmo rodá-lo, é muito bom ter um bom suporte à jogos para o Windows, e isso se faz tratando o wine como se ele fosse o seu "Windows perneta", e então dando pernas à ele.
Primeiramente, e obviamente, você tem de baixar o wine para a sua distro, coisa que aconselho fortemente a ser feita pelo próprio gerenciador de pacotes da sua distribuição, ainda que seja em uma versão menor, pois assim você pode ter certeza que esta versão foi debugada e preparada para a sua distro de Linux. A menos, é claro, que você trabalhe com Slackware e está acostumado a levar na tarraqueta para colocar os programas, daí você pode baixar a mais recente do site do wine. Mas supondo que você é uma pessoa normal, baixe o Wine pelo seu gerenciador de pacotes juntamente com os seguintes pacotes:
cabextract - Um descompactador de pacotes do Windows;
Q4Wine - Um gerenciador de programas em execução para o Wine, é como se você tivesse apertado CRTL+ALT+DEL. Muito bom para saber se o arquivo ainda está rodando ou para finalizá-lo caso ele dê pau.
PlayOnLinux - Este com certeza é um ótimo auxiliador de instalação de jogos para o Linux! Ao você inserir um CD ou montar uma imagem de CD, ele automaticamente preparará o Wine para a instalação do jogo e baixará todo o suporte necessário para rodar o jogo, como o DirectX por exemplo, e faz ótimo uso das fakeDLLs do Wine. Eu aconselho que você instale o máximo possível de jogo por esse aplicativo.
Aliado a isso, você também precisa ter um bom site de DLLs para que você possa baixá-las caso o Wine não tenha alguma. Por exemplo, ao se instalar o Age Of Mythology, ele pedirá logo na instalação uma DLL chamada PidGen.dll e se você não tiver, ele não vai instalar, e é tudo questão de baixar e simplesmente colocar na pasta. Um site que eu recomento é o www.dlldll.org ou o www.dlldll.com
Por fim, e indispensável, é o winetricks, que é na verdade um pequeno script que oferece uma lista de aplicativos da Microsoft que podem ser instalados facilmente através dele. O winetricks não estará disponível no seu gerenciador de pacotes, você terá de baixá-lo manualmente, isto é feito facilmente pelo seu terminal.
$ wget http://www.kegel.com/wine/winetricks
$ chmod +x winetricks
$ sudo mv winetricks /usr/local/bin
Esse último comando serve para que você coloque o winetricks como um aplicativo nativo do seu Linux, podendo chamá-lo a qualquer momento pelo nome "winetricks".
Através do winetricks é importante logo de imediato você instalar o Direct X, o Visual Basic, o Flash e os pacotes msxml3, msxml4 e msxml6.
É importante também você instalar o Java do Windows no Linux, que pode ser baixado no www.java.com
Em postagens mais antigas, há artigos falando sobre o manuseio das DLLs.
Boa sorte e poste qualquer dúvida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário