quinta-feira, 25 de junho de 2009

Instalando pacotes.

O Slackware possui um Gerenciador de Pacotes .rpm nativo, com o qual eu nunca consegui instalar um único pacote... Se você conseguiu, por favor me conte qual é o segredo, senão, não se preocupe, há ainda mais três opções de instalação de pacotes:

  • TGZ: nos links ao lado, principalmente no Linux Packages, você vai encontrar pacotes do tipo "pacote.tgz", e para a instalação deles é muito simples:
  1. Baixe o pacote (dã!);
  2. Salve-o dentro de uma pasta, obrigatoriamente;
  3. Com a pasta aberta, clique com o botão direito em um espaço vazio, na pesta mesmo, e vá até a guia "Ações" e após na guia "Abrir terminal aqui", irá abrir o Konsole, que é o terminal do Linux;
  4. Dentro do Konsole, digite "installpkg "pacote.tgz", por exemplo: installpkg broffice.org-3.1.0-i586-1tux.tgz - e aperte enter.



Simples assim, seu pacote está perfeitamente instalado.

  • Gslapt: As distribuições de linux possuem, quase sempre, um Gerenciador online de pacotes, na maioria das versões utiliza-se o apt-get, que é sempre bem atualizado, independente do qual se use o processo de instalação e atualização de programas e pacotes é bem simples:
  1. Primeiramente você precisa baixar o pacote Gslapt que encontra-se neste site, um pouco mais acima;
  2. Instale-o da maneira como descrita acima para o pacote TGZ;
  3. Abra o Konsole, digite "gslapt" e aperte enter, abrirá a janela do Gslapt;
  4. Clique em "update", para atualizar a lista de programas disponíveis;
  5. Digite pelo menos parte do pacote ou programa que você deseja;
  6. Marque no quadradinho os pacotes que você deseja instalar, se a opção estiver apagada, é porque o pacote já está instalado. Se o pacote exige outros pacotes (dependencias) aceite-as, pois senão o pacote não vai funcionar;
  7. Após selecionar os TODOS os pacotes desejados, clique em "Aplicar".

Pronto, o programa baixará e instalará os pacotes automaticamente.

  • Instalando pacotes tar.gz (ou tar.bz, tar.bz2, tanto faz...): esta é a forma mais primária, e a mais comum de instalar os pacotes em quaisquer linux. Todos os programas disponíveis para linux possuem esse formato. Isso não realidade não é bem um formato de instalação, são os pacotes compactados em uma única pasta, apenas descompactá-los não vai resolver o problema, tem de fazer a instalação deles:
  1. Baixe o pacote "pacote.tar.gz" (dã!)
  2. Coloque-o dentro de uma pasta, não necessariamente;
  3. Clique com o botão direito sobre o arquivo e vá até a guia "Extrair" e selecione "Extrair aqui";
  4. Abra a pasta descompactada;
  5. Clique com o botão direito em um local "limpo da pasta", sem ser em cima de nenhum icone, vá até a guia "Ações" e depois na opção "Abrir terminal aqui", o Konsole abrirá;
  6. Digite no terminal: ./configure
  7. Quando os processos terminarem, digite: make
  8. Quando mais esses processos terminarem, digite: make install

Ao final dos processos o programa estará devidamente instalado.

  • Arquivos .bin: Arquivos .bin são tão comuns quanto os tar.gz. Baixando programas para o linux pelo Baixaki ou pelo SuperDownloads você encontrará arquivos .bin. A dinstalação deles é fácil:
  1. Baixe o pacote (dã!);
  2. Coloque-o em uma pasta, obrigatóriamente;
  3. Clique com o botão direito em uma área vazia da pasta, vá até a guia "Ações" e depois na opção "Abrir terminal aqui.";
  4. No Konsole digite: chmod +x arquivo.bin
  5. Em seguida: ./arquivo.bin



Pronto, seu arquivo está instalado.

  • Instalando a partir do Qt4. - Alguns arquivos mais recentes são instalados a partir do Qt4, nestes casos proceda da seguinte maneira:

  1. Descompacte o pacote;
  2. Abra o terminal e vá até a pasta descompactada;
  3. Digite: $ qmake;
  4. Em seguida: $ make;

Pronto, seu arquivo está instalado.

Um comentário:

  1. Cara, tu não consegue instalar os rpms, pois a base de dados para verificação de depêndencias está sempre zerada. Logo ele falha na verificação de dependências e não instala o pacote. Tu teria de usar o parâmetro --force que ele instala sem brigar com a base de pacotes zerada. Mas eu prefiro usar o comando rpm2tgz, que converte o pacote rpm para o formato tgz do slackware e tu podes instala-lo com o installpkg.

    ResponderExcluir