Este processo de deixar o Ubuntu mais rápido é um pouco mais complicado que o primeiro, do ponto de vista do que se faz no sistema, mas nada complicado de se fazer de fato. Na primeira dica para deixar o Ubuntu mais rápido, era algo que beneficiava a inicialização do sistema. Esta dica beneficia os programas já abertos, isto é, se você abre e fecha um programa, a partir da segunda vez ele vai iniciar muito mais rápido do que da primeira.
O processo se consiste no seguinte: no linux, bem como em qualquer sistema operacional (eu acho), existe uma pasta de temporários, que é onde os programas despejam arquivos que servem para quando você usa o programa. Por exemplo, o Word cria um arquivo temporário do seu texto quando você está editando ele, e quando você salva e fecha o Word ele deleta aquela cópia, que estava lá só para salvar as alterações em outro lugar até você decidir salvar. Assim é para todos os programas, o seu navegador, por exemplo, salva as páginas e os cookies e tudo mais nesta pasta de temporários.
Ok, a ideia é passar a pasta /tmp do HD para a RAM. Assim a /tmp fica carregada direta na RAM, que é muito mais rápida que o HD e por isso os programas re-abrem mais rápido. Sem mais lenga-lenga, vamos ao que interessa:
A primeira coisa a fazer é editar o arquivo fstab, e fazemos isso com o seguinte comando:
$ sudo nano /etc/fstab
Lembrando que o nano é o programa de edição de texto, você pode substituir ele pelo gedit, pelo knote ou o que você preferir...
O que você vai alterar nesse arquivo é, ao final dele acrescentar essas duas linhas:
# Move /tmp to RAM
tmpfs /tmp tmpfs defaults,noexec,nosuid 0 0
Depois você precisa instalar um programa que vai gerenciar o que você mais usa com o seguinte comando:
$ sudo apt-get install preload
Feito isso basta reiniciar o computador e curtir a velocidade! :D
Nenhum comentário:
Postar um comentário