Para quem não sabe, bespin é um tema especial para janelas assim como o Oxigen, Qtcurve ou o Aurorae para o KDE. Em algumas distribuições ele está disponível nos repositórios, e então basta adicioná-lo pelo repositório. Mas quando não, Muhahaha!, bem vindo ao mapa do inferno:
Para você ter uma noção do poder do bespin, olhe a imagem abaixo, perceba a janela em tom de transparência, isso é feito com bespin! :D
http://kde-look.org/content/preview.php?preview=1&id=126011&file1=126011-1.jpg&file2=126011-2.jpg&file3=126011-3.jpg&name=H2O-Colors
Se você gostou do beregonigts, agradeça ao seu criador, Rogério de Souza Santos pelo KDE-look! E aproveite e baixe o tema transparente para os seus widgets feito por ele e o tema de ícones:
Tema para os widgets: http://kde-look.org/content/show.php/H2O-Colors?content=126011
Para instalar esses temas, você deve descompactar a pasta e colocar as pastinhas (com o nome de cores) na pasta: /home/(user)/.kde4/share/apps/desktoptheme e depois para selecionar algum, faça o procedimento normal, pelo systemsettings.
Para colocar o bespin e continuar com a festa, aí o negócio complica um pouco... Primeiramente você tem de verificar de o seu KDE contém TODOS os pacotes asseguir:
'sys-devel/gcc' \
'dev-util/subversion' \
'dev-util/pkgconfig' \
'x11-base/xorg-x11' \
'virtual/glut' \
'media-libs/mesa' \
'media-libs/jpeg' \
'media-libs/libpng' \
'media-libs/giflib' \
'dev-cpp/clucene' \
'dev-libs/libxml2' \
'dev-libs/libxslt' \
'x11-misc/shared-mime-info' \
'dev-libs/boost' \
'dev-util/cmake' \
'dev-libs/redland' \
'sys-apps/dbus' \
'sys-apps/hal' \
'x11-libs/qt' \
'x11-libs/qt-dbus'
Em geral estão, no meu computador apenas um pacote não estava instalado, mas verifique TODOS! Se um único não estiver instalado, não vai dar certo! òó
Após isso, agora começa a instalação do bespin de verdade. Todos os passos foram tirados do site http://cloudcity.sourceforge.net/download.php se você não estiver entendendo alguma coisa, ou der errado sua instalação, vá neste site e tente por lá.
Primeiramente você deve abrir um terminal e digitar o seguinte:
svn co https://cloudcity.svn.sourceforge.net/svnroot/cloudcity
Por mais incrivel que possa parecer, ele vai começar a baixar (!!!) os arquivos de instalação para uma pasta chamada "cloudcity" no seu /home.
Após isso, aí o procedimento é mais padrão:
- Entre na pasta "cloudcity": $ cd cloudcity
- Configure: $ ./configure
- Entre na pasta "build": $ cd build
- "Faça": $ make
- ATENÇÃO!!! Quando ele perguntar se você quer editar as configurações dele, onde o parenteses vai estar "(y/N)", selecione que sim, "y", e ative o ARGB, senão as coisas não vão ficar transparentes como na foto...
- "Faça a instalação": sudo make install (vai pedir a senha de superusuário)
- Pronto!
Agora quando você for no menu "Aparencia" do KDE systemsettings, o bespin vai estar nas opções!
Com o bespin, você poderá usar os temas feitos para ele, assim como os do Aurorae, no KDE-look.
=-=-=-=-=
Powered by Blogilo
Nenhum comentário:
Postar um comentário