Por vezes se tem um arquivo grande demais e um pen-drive não tão grande assim. Este comando serve para dividir arquivos inteiros (não pastas) em quantas partes se desejar.
Abra o terminal e vá até a pasta onde se localiza o arquivo.
$ cd /home/exemplo
Dê o seguinte comando:
$ split -b 1m exemplo.zip exemplo-
Onde: "split -b" é o comando; "1m" é o tamanho que cada parte deve ter (um mega); "exemplo.zip" é o arquivo a ser dividido; e "exemplo-" é a prefixo das partes do arquivo. Quando dividido serão criados arquivos "-aa", "-ab", "-ac" e assim por diante, exemplo:
exemplo-aa, exemplo-ab, exemplo-ac, ...
Quando for reunir todas as partes, dê o seguinte comando:
$ cat exemplo-aa exemplo-ab exemplo-ac > exemplo.zip
Onde: "cat" é o comando; de "exemplo-aa até exemplo-ac" são as partes, que devem ser colocadas todas, uma a uma, e na ordem correta; e "exemplo.zip" é o arquivo que deverá ser montado ao final. Lembre-se que se você dividiu um arquivo de um tipo, deverá colocar a mesma extenção, do contrário não funcionará, por motivos óbvios. O nome do arquivo montado não precisa ser o mesmo nome do arquivo original, i.é., você pode dividir um arquivo "novo.zip" e nomeá-lo na montagem como "velho.zip".
Qualquer tipo de arquivo pode ser dividido. Se no computador que você irá passar o arquivo não tiver linux instalado, use um live-CD de qualquer versão. Funciona perfeitamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário